CLASSIC PHYSIQUE

Há cinco categorias na Men´s Classic Physique Sênior, atualmente como segue: Veja a tabela de peso no final da página.

  • Até e incluindo 168 cm

Máximo do peso [Kg] = altura em cm – 100 + 4 [Kg]

 

  • Até e incluindo 171 cm

Máximo do peso [Kg] = altura em cm – 100 + 6 [Kg]

 

  • Até e incluindo 175cm

Máximo do peso [Kg] = altura em cm – 100 + 8 [Kg]

 

  • Até e incluindo 180 cm

Máximo do peso [Kg] = altura em cm – 100 + 11 [Kg]

 

  • Acima de 180 cm

  1. Acima de 180 cm até e incluindo 190 cm

Máximo do peso [Kg] = altura em cm – 100 + 13 [Kg]

 

  1. Acima de 190 cm até e incluindo 198 cm

Máximo do peso [Kg] = altura em cm – 100 + 15 [Kg]

 

  1. Acima de 198 cm

Máximo do peso [Kg] = altura em cm – 100 + 17 [Kg]

 

Há uma categoria aberta para os atletas da Júnior, de 16 a 23 anos. Significa que independente da altura do atleta, ele deve respeitar a tabela para atingir o peso esperado na Pesagem, mas todos os atletas competirão juntos. Seguem as limitações de peso corporal:

  • Até e incluindo 168 cm

Máximo do peso [Kg] = altura em cm – 100 +

 

  • Até e incluindo 171 cm

Máximo do peso [Kg] = altura em cm – 100 +

 

  • Até e incluindo 175cm

Máximo do peso [Kg] = altura em cm – 100 +

 

  • Até e incluindo 180 cm

Máximo do peso [Kg] = altura em cm – 100 +

 

  • Acima de 180 cm

  1. Acima de 180 cm até e incluindo 190 cm

Máximo do peso [Kg] = altura em cm – 100 +

 

  1. Acima de 190 cm até e incluindo 198 cm

Máximo do peso [Kg] = altura em cm – 100 +

 

  1. Acima de 198 cm

Máximo do peso [Kg] = altura em cm – 100 +

 

Há três categorias para os competidores da Máster Men´s Classic Physique, atualmente como segue:

  • De 40 a 44 anos de idade inclusive: uma categoria aberta

  • De 45 a 49 anos de idade inclusive: uma categoria aberta

  • De 50 anos e acima:  uma categoria aberta

Os limites de peso corporal para os competidores da máster Men´s Classic Physique são os mesmos que da categoria sênior Men´s Classic Physique.

 

Rounds

Men´s Classic Physique consiste nos seguintes quatro rounds:

  1. Prévia (Prejudging): Round Eliminatório - 4 Poses Obrigatórias (acima de 15 atletas);

  2. Prévia (Prejudging) Round 1 - 4 Poses Obrigatórias + Confrontos com Quarto de Voltas e as 7 Poses Obrigatórias (top 15);

  3. Final: Round 2 - Quarto de Voltas + 7 Poses Obrigatórias + Posedown (top 06);

  4. Final: Round 3 - Rotina de Poses Livre (duração 60 segundos – top 6);

 

Traje para todos os Rounds

O traje para todos os rounds deve atender às seguintes diretrizes:

Os competidores usarão uma sunga de cor única, qualquer cor, de cor opaca, cobrindo 100% dos músculos glúteos, mas permitindo que as coxas estejam a mostra. A área frontal deve estar coberta e a lateral deve ter no mínimo 15 cm de largura.

1. Com exceção da aliança de casamento, os competidores não usarão calçados, óculos, relógios, pingentes, brincos, perucas, distração ornamentação ou ajudas artificiais. Implantes ou injeções de fluidos/substâncias que causam a mudança da forma de quaisquer outras partes ou músculos do corpo são estritamente proibidas e podem resultar na desqualificação do competidor.

2. O uso de adereços durante a apresentação de Pré-Julgamento ou Final é estritamente proibido.

 

  

Apresentação do Round 1 (Comparações de Quartos de volta e Poses Obrigatórias)

 

O round 1 não pode ser realizado se houver 6 ou menos competidores em uma categoria. A decisão será tomada pelo juiz chefe e será anunciado após o registro oficial do atleta.

A Round 1 segue da seguinte forma:

1. Todos os 15 semifinalistas serão chamados ao palco como um grupo em uma única linha e em ordem numérica. Se o tempo permitir, cada semifinalista será introduzido por número, nome e país. A decisão será tomada pelo Juiz Chefe, que irá informar o Mestre de Cerimônia ou o Anunciador.

2. O line-up será dividido em dois grupos de tamanhos iguais e será posicionado no palco, um grupo à esquerda e o outro grupo à direita do palco. A parte central do palco será deixada livre para as comparações.

3. Em ordem numérica, e em grupos de no máximo oito competidores de cada vez, cada grupo será direcionado para o centro do palco para realizar as seguintes quatro poses obrigatórias iniciais: a. duplo bíceps de frente, b. peitoral melhor lado, c. duplo bíceps de costas, d. abdominal e coxas.

4. Este agrupamento inicial de competidores realizarão as quatro poses obrigatórias com o intuito de auxiliar os juízes na determinação de quais atletas participarão das comparações do quarto de volta e das seis poses obrigatórias.

A descrição detalhada das Posições Obrigatórias do Men Classic Physique é fornecida no anexo 1 desta Seção.

Descrição do Quarto de Voltas - no Apêndice 2.

5. Todos os juízes submetem suas proposições individuais para a primeira comparação dos cinco melhores atletas ao Chefe da IFBB. Com base neles, o juiz chefe formará a primeira comparação. O número de atletas a serem comparados será determinado pelo Juiz Chefe, mas não menos do que três e não mais que oito competidores serão comparados. Em seguida, os juízes podem ser solicitados a apresentar proposições individuais para a segunda comparação dos próximos cinco anos atletas. O Juiz Chefe da IFBB formará o segundo e as próximas comparações até que todos os competidores sejam comparados pelo menos uma vez. O número total de comparações será decidido pelo Juiz Chefe da IFBB.

6. Todas as comparações devem ser realizadas no centro do palco.

7. Nas comparações do Round 1, formuladas pelo Juiz Chefe da IFBB, os competidores são direcionados para o quarto de voltas e para as seis poses obrigatórias:

a) ¼ de volta para a direita, perfil esquerdo;

b) ¼ de volta para a direita, de costas;

c) ¼ de volta para a direita, perfil direito;

d) ¼ de volta para a direita, de frente;

e) Duplo bíceps de frente;

f) Peitoral melhor lado;

g) Duplo bíceps de costas;

h) Tríceps melhor lado;

i) Abdominais e coxas;

j) Pose clássica: escolha do próprio atleta

 

 

 

 

 

 

APÊNDICE 1:

DESCRIÇÃO DETALHADA DAS SEIS POSES OBRIGATÓRIAS

 

1. Duplo Bíceps de Frente: de frente para os juízes, com uma perna levemente para frente e para o lado, o competidor levantará ambos os braços ao nível do ombro e flexionará os cotovelos. As mãos devem estar fechadas e viradas para baixo, de modo a causar uma contração dos músculos do bíceps e do antebraço, que são os principais grupos musculares que devem ser avaliados nesta pose. Além disso, o competidor deve tentar contrair outros músculos do corpo, pois os juízes estarão examinando todo o físico, da cabeça aos pés. O juiz irá primeiro avaliar os músculos do bíceps procurando um desenvolvimento completo e máximo do músculo, observando se existe ou não uma divisão definida entre as partes anterior e posterior do bíceps, e continuará avaliando da cabeça aos pés, observando o desenvolvimento dos antebraços, deltoides, peitorais, abdominais, coxas e panturrilhas. O juiz também deve procurar densidade muscular, definição e equilíbrio geral.

 

2. Peitoral Melhor Lado: o competidor pode escolher qualquer dos lados para esta pose, a fim de exibir o braço “melhor”. Ele vai ficar com o lado esquerdo ou direito para os juízes e flexionará o cotovelo mais próximo dos juízes para uma posição de ângulo reto, com o punho cerrado; com a outra mão, vai agarrar o punho. A perna mais próxima dos juízes deve estar flexionada no joelho e os dedos dos pés no chão. O competidor então expandirá o peito e fará uma pressão ascendente do braço flexionado contra o tronco, tanto quanto possível. Ele também irá contrair os músculos da coxa, em particular, o grupo bíceps femoral, e por pressão para baixo nos dedos dos pés, exibirá os músculos da panturrilha. O juiz prestará uma atenção especial nos peitorais e no arco da caixa torácica, o bíceps, o bíceps da perna e as panturrilhas, e concluirá com o exame da cabeça aos pés. Nesta pose, o juiz será capaz de examinar os músculos da coxa e da panturrilha de perfil, o que irá ajudar na classificação de seu desenvolvimento comparativo com mais precisão. 4. Duplo Bíceps de Costas (veja Figura).

 

3. Duplo Bíceps de Costas: de pé de costas para os juízes, o competidor irá flexionar os cotovelos e punhos como no duplo bíceps de frente. Ele então contrairá os músculos do braço bem como os músculos dos ombros, costas, músculos da coxa e panturrilha. O juiz irá primeiro examinar os músculos do braço e, em seguida, avaliar cabeça-a-pé, durante a pose, a qual há mais grupos musculares para olhar do que em todas as outras poses. Isso inclui o pescoço, deltoides, bíceps, tríceps, antebraço, trapézio, redondo maior e menor, infraespinhal, eretor da espinha, oblíquos externos, latissimus dorsi, glúteos, bíceps da coxa e panturrilha. Essa pose, provavelmente mais do que as outras, ajude o juiz a determinar a qualidade da densidade muscular, a definição e o equilíbrio geral do competidor.

 

4. Tríceps Melhor Lado: o competidor pode escolher qualquer um dos lados para esta pose, de modo a mostrar o braço “melhor”. Ele vai ficar com seu lado esquerdo ou direito para os juízes e vai colocar os dois braços atrás das costas, seja ligando os dedos ou agarrando o braço da frente pelo punho com a mão de trás. A perna mais próxima dos juízes estará com o joelho flexionado e o pé descansará pressionando o chão. A perna mais distante dos juízes recuada. O competidor irá exercer pressão contra o braço da frente, fazendo com que o músculo tríceps se contraia. Ele também vai levantar o peito e contrairá os músculos abdominais, bem como os músculos da coxa e da panturrilha. O juiz examinará primeiro os músculos tríceps e concluirá com o exame da cabeça aos pés. Nesta postura, o juiz será capaz de examinar os músculos da coxa e da panturrilha de perfil, que ajudará na classificação de seu desenvolvimento comparativo com mais precisão.

 

5. Abdominais e coxas: esta é uma pose obrigatória duas vezes. Em pé de frente para os juízes, o competidor colocará os dois braços atrás da cabeça e colocará os pés juntos. Então ele vai posar na primeira chance ("Posicionamento Frontal, Postura a Vácuo") desta forma: na área abdominal o atleta deve fazer a pose de vácuo ao mesmo tempo contraindo o músculo interno transverso, flexionando as pernas, o tronco e os braços também. Então, para a segunda chance ("Abdominal e Coxas "), ele vai contrair os músculos abdominais" flexionando "o tronco ligeiramente para a frente e mostrando uma coxa a frente. Ao mesmo tempo, ele contrairá os músculos das coxas. O juiz examinará os músculos do abdômen e da coxa e concluirá com o exame da cabeça aos pés.

 

6. Pose clássica na escolha do atleta.

Entre em contato conosco nos seguintes e-mails

Filiação, campeonatos e informações:

febrafim@hotmail.com 

Arbitragem (dúvidas e regras): diretordearbitragemifbbdf@gmail.com

Imprensa (filmagem, fotografia e entrevistas): imprensaifbbdf@gmail.com 

OU ENVIE UMA MENSAGEM

ATRAVÉS DO FORMULÁRIO ABAIXO:

  • instagram_PNG10
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon