GAMES CLASSIC

 

Nova categoria criada em 2016 pelo Conselho Executivo da IFBB e pelo Congresso da IFBB em 04 de novembro de 2016 (Benidorm, Espanha).

Destina-se a homens menos musculosos, com limites de peso corporal menores, a qual é a única diferença em relação ao Culturismo Clássico.

Criada para a participação da IFBB nos Jogos Olímpicos Regionais e posteriormente nos Campeonatos Mundiais e Continentais.

Essa é a categoria criada para estar presente nos jogos de medalha olímpicos que a IFBB irá participar, incluindo os Jogos Panamericanos de 2019 em Lima no Peru.

A limitação do peso corporal é menor que a do Culturismo Clássico.

É avaliado exatamente o mesmo, com os mesmos parâmetros, critérios, poses e rodadas que a categoria Fisiculturismo Clássico.

DIVIDIDA EM 2 CATEGORIAS:

1) ATÉ 175cm. 

2) ACIMA DE 175cm. 

A tabela segue da seguinte forma: (soma-se ou diminui da altura em centímetros, da mesma forma que a Modalidade Fisiculturismo Clássico). Veja a tabela de peso no final da página. 

Abaixo de 162 cm – 2kg
Até e incluindo 165 cm – 1kg
Até e incluindo 168 cm – 0kg
Até e incluindo 171 cm + 1kg
Até e incluindo 175 cm + 2kg
Até e incluindo 180 cm + 3kg
Até e incluindo 188 cm + 4kg
Até e incluindo 196 cm + 5kg
Acima de 196 cm + 6kg

Poses quarto de Voltas (ver fotos no final da página)
Pose de Frente:
Postura ereta, cabeça e olhos voltados para a mesma direção do corpo, calcanhares alinhados e afastados aproximadamente 15 cm, pés voltados para fora em um ângulo de 30 °, joelhos levemente flexionados, abdômen para dentro, peito para fora, ombros alinhados, cabeça para cima, ambos os braços pendendo para baixo e para o lado ao longo da linha central do corpo, cotovelos levemente flexionados, polegares e dedos juntos, palmas voltadas para o corpo, mãos fechadas. Os competidores que não adotarem a postura correta receberão uma advertência e pontos serão retirados de sua pontuação.

Pose de Perfil Esquerdo:
Postura ereta, cabeça e olhos voltados para a mesma direção do corpo, calcanhares juntos, pés voltados para fora em um ângulo de 30 °, joelhos juntos e levemente flexionados, abdômen para dentro, peito para fora, ombros alinhados, cabeça para cima, braço esquerdo pressionado e ligeiramente para trás a partir da linha central do corpo, a palma da mão voltada para a direção do corpo, a mão fechada em punho, o braço direito com o cotovelo levemente flexionado a frente do corpo, a palma da mão voltada para o corpo, a mão fechada em punho. Os braços farão com que a parte superior do corpo se torça levemente para a esquerda, mantendo os ombros alinhados. A pose deve ser realizada de forma normal e não deve ser exagerada. Os competidores que não adotarem a postura correta receberão uma advertência e pontos serão deduzidos de sua pontuação.

 

Pose de Costas:
Postura ereta, cabeça e olhos voltados para a mesma direção do corpo, calcanhares alinhados e afastados aproximadamente 15 cm, pés voltados para fora em um ângulo de 30 °, joelhos levemente flexionados, abdômen para dentro, peito para fora, ombros alinhados, cabeça para cima, ambos os braços se mantêm ao lado da linha central do corpo, cotovelos levemente flexionados, polegares e dedos juntos, palmas voltadas para o corpo e mãos cerradas em punhos. Os competidores que não adotarem a postura correta receberão uma advertência e pontos serão deduzidos de sua pontuação.

 

Pose de Perfil Direito:
Posição ereta, cabeça e olhos voltados para a mesma direção do corpo, calcanhares juntos, pés voltados para fora em um ângulo de 30 °, joelhos juntos e levemente flexionados, abdômen para dentro, peito para fora, ombros alinhados, cabeça para cima, braço direito pressionado e ligeiramente para trás da linha central do corpo com uma pequena flexão de cotovelo, polegar e dedos juntos, palma da mão voltada para a direção do corpo, mão fechada, braço esquerdo com o cotovelo levemente flexionado a frente do corpo, palma virada para o corpo, mão fechada. O posicionamento dos braços fará com que a parte superior do corpo se torça levemente para a direita, mantendo os ombros alinhados. A pose deve ser realizada de forma normal e não deve ser exagerada. Os competidores que não adotarem a postura correta receberão uma advertência e pontos serão deduzidos de sua pontuação.

 

Categoria Fisiculturismo Games Clássic – Poses Obrigatórias
1. Duplo Bíceps de Frente (ver Figura 1) Em pé e de frente para os juízes, com uma perna a 40-50 cm para a frente e para o lado, o competidor levantará ambos os braços ao nível do ombro e flexionará os cotovelos. As mãos devem ser fechadas e abaixadas de modo a causar uma contração do bíceps e músculos do antebraço, que são os principais
grupos musculares que devem ser avaliados nesta postura. Além disso, o competidor deve tentar contrair tantos outros músculos quanto possível, pois os juízes estarão examinando todo o físico, da cabeça aos pés. O juiz examinará primeiro os músculos do bíceps em busca de um desenvolvimento completo do músculo, observando se há ou não uma divisão definida entre o músculo anterior e seções posteriores do bíceps, e continuará julgando da cabeça aos pés, observando o desenvolvimento dos antebraços, deltóides, peitorais, vincos peitorais, abdominais, coxas e panturrilhas. O juiz também procurará densidade muscular, definição e equilíbrio geral. Figura 1

 

2. Expansão Dorsal de Frente (ver Figura 2) Em pé e de frente para aos juízes, com as pernas e os pés alinhados e afastados até 15 cm, o competidor colocará as mãos abertas, ou os punhos cerrados, contra a cintura ou oblíquos e irá expandir os músculos latíssimos do dorso. Ao mesmo tempo, o atleta deve tentar contrair tantos outros músculos frontais quanto possível. É estritamente proibido que o competidor puxe a sunga para mostrar a parte superior interna do quadríceps. O juiz deve primeiro ver se o competidor pode mostrar uma boa distribuição dos músculos latissimos do dorso, criando assim um torso em forma de V. Então o juiz deve continuar com a observação da cabeça aos pés, observando primeiro os aspectos gerais do corpo e depois concentrando-se nos aspectos mais detalhados dos vários grupos musculares.  

3. Peitoral de Lado (veja a Figura 3) O competidor pode escolher qualquer dos lados para essa postura, a fim de exibir o braço “melhor”. Ele vai ficar com o lado esquerdo ou direito para os juízes e vai dobrar o braço mais próximo dos juízes em uma posição de ângulo reto, com o punho cerrado e, com a outra mão segurando o pulso. A perna mais próxima dos juízes será dobrada no joelho e descansará nos dedos do pé. O competidor irá expandir o tórax colocando pressão no braço que esta flexionado e contrairá o bíceps o máximo possível. Ele também vai contrair os músculos da coxa, em particular, o grupo bíceps femoral, e por pressão descendente sobre os dedos dos pés, exibindo os músculos da panturrilha contraídos. O juiz prestará especial atenção aos músculos peitorais e ao arco da caixa torácica, o bíceps, o bíceps da coxa e as panturrilhas, e terminará com a avaliação observando da cabeça aos pés. Nesta postura, o juiz será capaz de examinar os músculos da coxa e da panturrilha de perfil, que ajudará na classificação de seu desenvolvimento comparativo com mais precisão.
 

4. Duplo Bíceps de Costas (veja Figura 4) De pé e de costas para os juízes, o competidor vai dobrar os braços e pulsos como na pose duplo biceps de frente e colocara um pé para trás, descansando nos dedos dos pés. Ele vai então contrair os músculos do braço, assim como os músculos dos ombros, porções superior e inferior das costas, coxa e panturrilha. O juiz irá primeiro examinar os músculos do braço e, em seguida, realizará a observação da cabeça aos pés, já que existem mais grupos musculares para olhar do que em todas as outras poses. Isso inclui o pescoço, deltóides, bíceps, tríceps, antebraço, trapézio, redondos, infraespinhal, eretor da espinha, oblíquos externos, latissimo do dorso, glúteos, bíceps da coxa e panturrilha. Esta pose, provavelmente mais do que as outras, ajudará o juiz a determinar a qualidade do concorrente em densidade muscular, definição e equilíbrio global.
 

5. Expansão Dorsal de Costas (veja a figura 5) De pé e de costas para os juízes, o competidor colocará as mãos na cintura com os cotovelos mantidos ao lado do corpo, com as pernas e os pés alinhados e afastados até 15 cm. Ele então irá contrair o latissimo do dorso o mais amplo possível. O competidor deve fazer um esforço para exibir a panturrilha oposta àquela que foi exibida durante a pose do duplo bíceps de costas, então o juiz poderá avaliar ambos os músculos da panturrilha igualmente. É estritamente proibido para o atleta puxar a sunga para mostrar os músculos glúteos máximos. O juiz vai procurar uma boa propagação do latissimo do dorso, assim como também, uma boa densidade múscular e voltará a concluir a observação da cabeça aos pés.


6. Tríceps de Lado (veja a Figura 6) O competidor pode escolher um dos lados para essa pose, de modo a mostrar o braço "melhor". Ele vai ficar com o lado esquerdo ou direito voltado para os juízes e vai colocar os dois braços para trás das costas ou unindo os dedos ou agarrando o braço da frente pelo pulso com a mão de trás. A perna mais próxima dos juízes será dobrada no joelho e o pé descansará no chão. A perna mais distante dos juízes será dobrada no joelho e o pé descansando nos dedos. O competidor exercerá pressão contra o braço da frente, causando assim a contração muscular do tríceps. Ele também vai levantar o peito e contrair os músculos abdominais bem como os músculos da coxa e panturrilha. O juiz examinará primeiro os músculos tríceps e terminará a avaliação observando da cabeça aos pés. Nesta postura, o juiz será capaz de examinar os músculos da coxa e da panturrilha em perfil, que ajudará na classificação de seu desenvolvimento comparativo com mais precisão.
 

7. Abdominais e Coxas (veja a figura 7) De frente para os juízes, o competidor colocará os dois braços atrás da cabeça e colocará uma perna para a frente ou manterá as pernas e os pés alinhados e afastados até 15 cm (opcionalmente). Ele então contrairá os músculos abdominais curvando ligeiramente o tronco à frente. Ao mesmo tempo, ele contrairá os músculos da(s) coxa(s) e da(s) perna (s). O juiz examinará os músculos do abdômen e da coxa e terminará com o avaliação observando da cabeça aos pés.

QUARTO DE VOLTAS

 

 

 

 

 

POSES OBRIGATÓRIAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TABELA DE PESOS
 

Entre em contato conosco nos seguintes e-mails

Filiação, campeonatos e informações:

febrafim@hotmail.com 

Arbitragem (dúvidas e regras): diretordearbitragemifbbdf@gmail.com

Imprensa (filmagem, fotografia e entrevistas): imprensaifbbdf@gmail.com 

OU ENVIE UMA MENSAGEM

ATRAVÉS DO FORMULÁRIO ABAIXO:

  • instagram_PNG10
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon