WELLNESS

Categoria Wellness Fitness foi oficialmente reconhecida como uma nova disciplina esportiva pelo Conselho Executivo da IFBB e Congresso da IFBB em 04 de novembro de 2016 (Benidorm, Espanha).

1. DIVISÃO DA CATEGORIA WELLNESS:

- JUVENIL (23 ANOS)

- WELLNESS SÊNIOR:

Até e incluindo 158 cm

Até e incl. 163 cm

Até e incl. 168 cm

Mais de 168 centímetros

- WELLNESS MASTER (35 ANOS)

Até e incl. 163 cm

Mais de 163 cm

 

2. APRESENTAÇÃO GERAL

A divisão Wellness fitness destina-se a mulheres que preferem um físico sem separação muscular, um físico atlético e esteticamente agradável, com uma massa corporal maior do que da categoria Bikini Fitness.

2.1. O físico deve ser avaliado quanto ao seu nível de tônus muscular, alcançado através de esforços físicos e dieta. As partes do corpo devem ter uma aparência agradável e firme com uma diminuição da quantidade de gordura corporal, similar à que está exposta por atletas da categoria fitness bikini-. O físico não deve ser excessivamente musculoso e deve ser livre de separação muscular e / ou estrias. Os físicos considerados muito musculoso ou muito denso devem ser despontuados. A avaliação também deve levar em consideração a rigidez e o tônus muscular. O tom da pele deve ser suave e de aparência saudável, e sem celulite. O cabelo e maquiagem deve complementar o “Pacote Total” apresentado pela atleta.

 

2,2. avaliação do árbitro sobre os atletas deve incluir toda a apresentação do atleta, desde o momento em que ela entra no palco até o momento em que ela sai do palco.

 

2.3. Os árbitros são lembrados de que não e uma bodyfitness nem competição de físico das women´s physique. Concorrentes devem ter forma para os seus músculos, mas não:

- Separação

- Definição

- Nível muito baixo de gordura corporal

- Secura ou densidade que são vistas em competições bodyfitness

- Atletas com essas características devem ser despontuadas.

 

VESTIMENTA 

1. O biquíni será de duas peças em grande estilo.

2. A cor, tecido, textura, ornamentação e estilo do biquíni, bem como a cor e o estilo dos saltos altos será deixada ao critério da atleta, exceto quando indicado abaixo.

3. A espessura de toda parte da frente do salto pode ter no máximo 1 cm e a altura do salto de trás pode ter no máximo 12 cm. sapatos de plataforma não são permitidos.

4. A parte inferior do biquíni vai cobrir de no mínimo de 1/3 do glúteo

5. O biquíni deve ser de bom gosto. Correntinhas nas laterais são estritamente proibidas.

6. O traje será inspecionado durante o Registro Oficial do Atleta.

6.1 O cabelo pode ser estilizado.

6.2 Anel de casamento, pulseiras e brincos, joias pode ser usado. Os competidores não podem usar óculos, relógios, perucas ou meios artificiais, exceto implantes mamários. Implantes ou injeções de fluidos causando a mudança da forma natural de quaisquer outras partes ou músculos do corpo são estritamente proibidas, e podem resultar em desqualificação do competidor.

6.3 A aplicação excessiva de óleo no corpo é proibida; no entanto, óleos corporais e hidratantes podem ser usados com moderação.

6.4 O diretor de Arbitragem, terá o direito de tomar a decisão sobre a vestimenta de um atleta caso não esteja de acordo aos critérios estabelecidos nas Regras e padrões aceitáveis de estética. O atleta pode ser desclassificado caso o traje não seja aprovado.

 

COMO AVALIAR O QUARTO DE VOLTAS

A avaliação deve tomar todo o físico em conta. A avaliação começa com uma impressão geral do físico, deve levar em consideração o cabelo, maquiagem e rosto, o desenvolvimento total do corpo e forma; a apresentação de um físico proporcionalmente e simetricamente desenvolvido, físico equilibrado, completo; a condição de tônus muscular; e a capacidade do atleta de se apresentar com confiança, equilíbrio e graça.

Dado que o desenvolvimento muscular e qualidade muscular, os árbitros devem favorecer atletas com um físico feminino clássico harmonioso, boa postura, estrutura anatômica correta.

Podem favorecer as mulheres com um pouco mais de quadril, coxas e glúteos.

O físico deve ser avaliado quanto ao seu nível de tônus muscular do corpo, alcançado através de esforços físicos e dieta. As partes do corpo devem ter uma aparência agradável e firme com uma diminuição da quantidade de gordura corporal, similar a esta apresentada pelas atletas da categoria bikini-fitness. O físico não deve ser nem excessivamente musculoso e nem excessivamente magro e deve ser livre de separação muscular e / ou estrias. Os físicos considerados muito musculoso, ou muito seco deve ser despontuado.

A avaliação também deve levar em consideração a rigidez e o tônus muscular. O tom da pele deve ser suave e de aparência saudável, e sem celulite. O cabelo e maquiagem devem complementar o “Pacote Total” apresentado pelo atleta.

A avaliação do árbitro deve incluir toda a apresentação do atleta, desde o momento em que ela entra no palco até o momento em que ela sai do palco. Em todos os momentos as competidoras Wellness fitness devem ser vistas com ênfase em um “saudável e apto” físico, em um impressionante “Pacote Total” apresentado de forma atrativa.

Os Árbitros são lembrados de que este não é um físico bodyfitness. Os concorrentes devem ter forma para os seus músculos, mas não separação muscular, definição, muito baixo nível de gordura corporal.

Qualquer concorrente que apresenta estas características deve ser despontuada.

 

QUARTOS DE VOLTA

Concorrentes que não conseguem adotar a posição apropriada receberão um aviso e pontos serão retirados de sua pontuação. A realização de cada quarto de volta, os atletas vão ficar imóveis.

 

Posição frente:

As concorrentes vão ficar eretas, cabeça e olhos voltados na mesma direção que o corpo, com uma mão apoiada no quadril e uma perna ligeiramente deslocada para o lado. Segunda mão pendurada para baixo ao longo do corpo, ligeiramente para fora, com a palma da mão e, dedos retos esteticamente configurados. Joelhos semi-flexionados, barriga, peito para fora, ombros para trás.

Quarto de volta à direita (lado esquerdo para os árbitros):

concorrentes irá realizar o primeiro quarto de volta para a direita. Eles vão ficar lado esquerdo para os árbitros, com parte superior do corpo, e rosto olhando para os árbitros. Mão direita descansando no quadril direito, braço esquerdo ligeiramente atrás da linha central do corpo, com a palma aberta e, dedos retos esteticamente configurados. quadril esquerdo ligeiramente levantado, perna esquerda, joelho levemente flexionados, pé esquerdo avançando um par de centímetros, repousando sobre os dedos.

Quarto de volta para trás:

As concorrentes irão executar o próximo quarto de volta para a direita e ficarão de costas para os árbitros. Elas vão estar em linha reta, não inclinando o tronco para a frente. Com uma mão descansando no quadril e uma perna ligeiramente afastada para o lado. Segunda mão pendurada para baixo ao longo do corpo, ligeiramente para fora e para o lado, com a palma da mão e, dedos retos esteticamente configurados. Joelhos semiflexionados, barriga para dentro, peito para fora, ombros para trás. Menor curvatura natural das costas ou com ligeira lordose, parte superior das costas retas, cabeça erguida. As concorrentes devem manter o olhar ao fundo do palco em todos os tempos durante a comparação.

Caminha até o fundo do palco finalizando de costas.

As concorrentes irão fazer a caminhada até a linha de fundo do palco, finalizando de costas com a mesma recomendação da pose de costas.

Quarto de volta à direita (lado direito para os juízes):

As concorrentes vai fazer o próximo quarto de volta para a direita e vai ficar o seu lado direito para os árbitros, com parte superior do corpo, e rosto olhando para os árbitros. Mão esquerda descansando no quadril esquerdo, braço direito ligeiramente atrás da linha central do corpo, com a palma aberta e, dedos retos esteticamente configurados. quadril direito ligeiramente levantada, perna direita, joelho levemente flexionados, pé direito avançando um par de centímetros, repousando sobre os dedos

As concorrentes irão fazer uma caminhada a frente do palco até a linha da frente. Finalizando de frente para os árbitros.

COMO FAZER E AVALIAR O DESFILE: 

Caminhada é efetuada da seguinte forma:

• A competidora irá caminhar para o centro do palco, irá parar e realizar quatro poses diferentes de sua escolha.

• A competidora então caminhara para o line-up na parte de trás do palco.

 

Os árbitros vão avaliar cada concorrente através da forma como ela exibe seu físico em movimento. As concorrentes serão avaliadas sobre sua forma graciosa ao caminhar e ao longo do palco. O ritmo, a elegância de movimentos, gestos, “carisma”, personalidade, presença de palco e charme, bem como um ritmo natural deve desempenhar um papel importante na classificação final de cada concorrente.

Entre em contato conosco nos seguintes e-mails

Filiação, campeonatos e informações:

febrafim@hotmail.com 

Arbitragem (dúvidas e regras): diretordearbitragemifbbdf@gmail.com

Imprensa (filmagem, fotografia e entrevistas): imprensaifbbdf@gmail.com 

OU ENVIE UMA MENSAGEM

ATRAVÉS DO FORMULÁRIO ABAIXO:

  • instagram_PNG10
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon